terça-feira, 11 de abril de 2023

MUNDO, ESTRANHO MUNDO



 MUNDO, ESTRANHO MUNDO


Antes de começar o serviço, venha olhar a paisagem, falei para o técnico em ar-condicionado que caminhou até à varanda e perguntou qual era a cor do mar, acrescentando: eu não sei o que é verde, muito menos azul. Sem constrangimento, confessou ser vítima da anomalia hereditária conhecida por daltonismo. Só estou vendo tudo branco ali na frente. Tem uns óculos aqui na internet que corrige isso, quer ver?, perguntei a ele já mostrando os vídeos sobre pessoas que adquiriram o produto e que ficaram satisfeitíssimos em descobrir um novo mundo diferente do preto e branco.  

Mostrei os modelos, preços, e, durante a demonstração dos óculos, ele, pela primeira vez na vida, conseguiu enxergar um número no contraste de cores que serve de teste para candidatos a motorista. 

Como você faz para saber as cores do semáforo? Pela posição da luz acesa. Eu sei que para interromper o fluxo de veículos a luz que brilha é a de cima, porém muitas vezes sou multado por não prestar atenção e seguir os mais “apressadinhos.” 

Semana passada, fui fazer a instalação de um ar-condicionado e pedi um cafezinho ao dono da casa. Ele apontou uma garrafa dizendo que eu podia me servir. Eu não sabia que era solúvel. Gostou do café?, ele perguntou sem, de imediato, perceber minha gafe. Depois disse: ih, rapaz, você tomou água quente. Em seguida, fez questão de preparar um verdadeiro café e me entregou, rindo. Tomei enquanto ele aguardava minha avaliação. O que achou? Achei a água quente muito melhor, respondi-lhe sem querer ofendê-lo. 

Com estes óculos você nunca mais confundirá a cor do café com a da água, disse-lhe enquanto realizava uma parte do pagamento em dinheiro e o restante através do pix. Quando chegar em casa, vou fazer o pedido pela internet. É bom porque você pode escolher, sossegadamente, o modelo e o preço. 

Veja aqui este vídeo de um daltônico, colega seu, no momento que recebeu os óculos de correção. O contratado ficou assistindo enquanto fazia os últimos retoques na limpeza do ambiente. Espero que você também não chore quando colocar os seus, e acrescentei: lembre-se que o fabricante sugere dez minutos para que os olhos se adaptem ao filtro de luz que capta a vibração das cores.

Descemos até a garagem com ele empolgado por ter visto uma foto colorida. Acho que vou passar o dia todo olhando para minha mulher quando ela estiver com batom. Ouvi dizer que a cor do sangue é vermelha, né? Quando sofro um corte sai líquido preto. Pegou seu carro branco e se foi, aparentemente, contente.

Voltei para o apartamento e durante o uso do novo eletrodoméstico, lembrei-me que quem conectou os fios coloridos não foi o seu ajudante. Mas como?, se ele é daltônico. Passei uma mensagem para saber como ele faz para distinguir os fios positivo, negativo e neutro. 

Enquanto esperava a resposta, entrei em discussão com minha esposa ao dizer que os dois trabalhadores pediram água e apontei a geladeira e o local onde guardamos os copos. Se fosse eu, ficaria com sede, disse ela. É muito feio uma pessoa nem se dispor a servir água aos prestadores de serviços. Eu fiz isso para que eles se sentissem à vontade. É, mas não é recomendável, segundo o manual de boas maneiras, deixar uma “pessoa de fora” ter acesso à geladeira. Você pode ter razão, mas minha preguiça cobre esse medo de que vejam o que comprei na feira. 

O pior é se ele sair comentando até sobre a sua preferência por leite "in natura" encontrado perto da vasilha d’água, como você mesmo disse que ele comentou assim que fechou a geladeira. Pouca diferença faz para o movimento intergaláctico se as pessoas souberem que não gosto de “leite de caixa.” 

Com certeza esse seu amigo técnico vai sair fofocando, não só sobre o que viu na “frost free,” mas sobre tudo aqui de casa. É verdade, inclusive ele anda espalhando sobre um conhecido que está comprando mobília de segunda mão para montar casa para a rapariga. O melhor foi a "gaitada" que ele deu ao contar que quando foram montar o ar, a “rapariga” os recebeu de baby doll com os peitões, praticamente, de fora, a coisa mais linda de se ver!, comentou ao terminar de elogiar o pudim que ofereci com o objetivo que saísse espalhando que sou generoso. 

E é ainda metido a futurólogo. Como assim? Enquanto aquecia os tubos de cobre para adequar na bitola, fez a previsão de que quando a “rapariga” começar a ganhar dinheiro pelas fotografias que faz, vai trocar o coroa por um "boy," e completou: acho que ela vai "ficar" com ele até montar o laboratório, depois dá um “chute na bunda” e tchau. “Possuir,” com exclusividade, uma mulher nova é caro e ele não vai aguentar sustentá-la por muito tempo, deu outra "tesourada." O cara ganha razoavelmente bem, mas não vai conseguir usufrui-la por muito tempo. O daltônico ainda disse, incluindo os centavos, quanto era o salário do amigo raparigueiro, só que eu esqueci. 

Até o fechamento dessa “fofocagem” sobre o fofoqueiro, ele não respondeu como consegue distinguir os fios coloridos.


Heraldo Lins Marinho Dantas

Natal/RN, 10.04.2023 – 16h134min.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”