sábado, 24 de dezembro de 2022

O MELHOR FILME NATALINO DE TODOS OS TEMPOS - Gilberto Cardoso dos Santos

 



It's a Wonderful Life, conhecido em Portugal como Do céu caiu uma estrela e no Brasil como A felicidade não se compra, consta na lista dos cem melhores filmes de todos os tempos. Faz parte do rol das vinte melhores produções cinematográficas do cinema holywoodiano e é considerado o filme americano mais inspirador de todas as épocas. É em branco e preto, pois foi produzido em 1946, mas a fotografia é belíssima, considerada a segunda melhor de quando foi produzido. Além disso, foi remasterizado e em nada deixa a desejar às modernas produções. 

Dos filmes de Frank Capra, é o mais elogiado.

Tematiza o natal, mas secundariamente; aborda dramas da vida humana comuns a todos, podendo ser assistido com satisfação e proveito em qualquer época do ano. É um misto de fantasia, realismo, romantismo, melancolia e bom humor. Uma trama bem tecida, cheia de  surpresas. Poético e filosófico. Traz o que há de melhor e universal na mensagem cristã.

James Stewart (George Bailey) o protagoniza e tem nele uma de suas melhores performances. Nas palavras de Capra, era “o único ator que poderia fazer aquele papel”.

Se pedíssemos ao diretor para nos falar sobre essa obra, provavelmente ele repetiria o que disse numa entrevista: “Era a história que toda a vida procurara. Uma cidadezinha. Um homem. Um homem bom, ambicioso. Mas tão preocupado em ajudar os outros, que deixava perder as oportunidades da vida. Um dia, perdeu a coragem. Desejava nunca ter nascido. E esse desejo era-lhe satisfeito. Meu Deus, que história! O gênero de história que fará dizer às pessoas quando eu for velho e estiver a morrer: foi ele quem fez The Greatest Gift”.

O filme foi baseado em um conto de Philip Van Doren Stern, cujo título em português seria O melhor presente. Apenas duzentas cópias haviam sido publicadas dessa história. Por conta própria o autor as fizera, pois não havia nenhuma editora interessada. No formato de folheto, foi distribuído entre familiares e amigos do autor como cartão de natal em 1943. Desse humilde começo, de um conto aparentemente escrito sem muita pretensão, surgiu um clássico do cinema.

Foi indicado a cinco Óscars, inclusive o de melhor filme.

É um filme pra rir e pra chorar, mas principalmente para fazer você refletir sobre (su)a vida. 

Não é fácil de achar, mas está disponível no Telecine.


Gilberto Cardoso dos Santos






2 comentários:

  1. Deve ser tão bom quanto essa maravilhosa resenha! Parabéns, meu bom amigo! Vou tentar assisti-lo! Nailson Costa.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”