terça-feira, 18 de maio de 2021

QUEM QUISER QUE CONTE OUTRA - Heraldo Lins

 


QUEM QUISER QUE CONTE OUTRA


Descanso hebdomadário. O que danado é isso? Foi minha pergunta ao deparar-me com o texto da constituição de 1934. Camões e Fernando Pessoa com certeza sabiam o que significava, mas eu não. Fiquei pensando que era o direito que os dromedários teriam depois que atravessassem o deserto. Pensei tudo menos no descanso semanal. Por isso é que dizem que quem não sabe é como quem não vê. Não via nenhuma relação do termo hebdomadário com descanso semanal. Os termos são criados tendo como referencial algo que se relaciona com o objeto. Tetéu significa o popular tetéu. Basta ir ao campo e ouvir um canto com essas sílabas que logo percebemos um pássaro branco e preto gritando o seu nome. O bicho preguiça faz jus à sua lentidão. Ninguém nunca iria imaginar colocar o nome de um leão de pinto. Não pegava. O ão de leão tem referência com o seu urro. Pinto, com o piu piu do pinto, ou melhor, com o seu piar. Piu piu do pinto soou meio atravessado. O pinto dessa história é macho e não tem piu piu. Ele já nasce doido por piu piu, mas... deixa pra lá. Vamos voltar às palavras. 


Jacaré ao ser pronunciado pensa-se logo na sua mordida. Ninguém fala Jacaré pensando no seu rabo nem no olho do bicho. É na bocarra. Tubarão jamais seria chamado sardinha. Parece que o ão tem cara de mau. Já nasce temido desde o berço. É tanto que quando menino de rua, quando eu não podia com meu rival, dizia que ía chamar meu primo Chicão. O valentão corria. Nem sabia que nunca existiu esse meu primo temido no bairro.  


Cinderela combina com bela. Bruxa, com bucha. Branca, com neve. Gostava de viajar nas histórias ipsis litteris. Só me contavam a parte que Branca de Neve arrumava a casa e preparava a comida para seus sete maridos. Depois que anoitecia eu nem desconfiava da luz vermelha na sala de jantar e aquele bando de anões se revezavam até a madrugada. 


Uma fonte disse-me que Branca de Neve pediu aos sete anões um descanso semanal, e esse descanso seria aos domingos. Diante da quantidade de anões para serem atendidos passou a ser descanso depois dos sete. Procuraram a raiz do nome e viram que vem do Grego hebdomos. Assim ficou descanso hebdomadário, descanso a cada sete dias graças aos safados dos anões e a sonsa da branca de neve.

      



Heraldo Lins Marinho Dantas (arte-educador)

Natal/RN, 09/04/2021 – 11:39

showdemamulengos@gmail.com

84-99973-4114

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”