sábado, 27 de março de 2021

ADRENALINA PROGRAMADA - Heraldo Lins

 


ADRENALINA PROGRAMADA  



Rendi-me ao BBB 21. Não sabia do que se tratava, mas de tanto ouvir falar resolvi me inteirar. Achei engraçado ver pessoas enjauladas e estimuladas a brigar entre si. Comparei com as arenas romanas, só que não vi sangue e nem escravo lutando pela liberdade. A ideia do pão e circo permanece a mesma, só que os gladiadores trocaram a espada por palavras grosseiras. 


Deparei-me por cinco minutos vendo cenas ensaiadas e editadas. O buraco da fechadura agora é minha TV. Não nego que gostava de “brechar”. Lá em casa minha mãe passava a chave no quarto da empregada e colocava o guarda roupa na porta que abria para o meu. Matilde arrastava o móvel e entrava. Muito semelhante a esse programa. 


Com essa turma, quem arrasta o “guarda roupa”, são os patrocinadores, editores e produtores. A estratégia é colocar a convivência íntima no buraco da fechadura de controle remoto. Cada telespectador se identifica com uma personagem, toma partido, vota em um resultado já definido, chora e compra o que ela mostra em cena. 


Certo dia, presenciando dois desportistas discutindo que o seu time de futebol era o melhor, perguntei-lhes se sabiam que os resultados eram manipulados. Eles disseram que não tinha importância, o que contava era a adrenalina em torcer pelo time querido. 


O mesmo deve acontecer com os telespectadores. Nada acrescentará na vida sofrida em que estão metidos, mas optam em se entreter assistindo-o. Os grilhões da mídia enlaçam cada um a um só tempo. É a mágica do colorido, do programa aparentemente inocente que transforma telespectador em consumidor da noite para o dia. Se a televisão pifar, deve-se comprar outra para não perder os próximos episódios. Essas janelas brilhantes são fabricadas com a vida útil programada de acordo com o calendário dos acontecimentos. Perto da copa do mundo muitas pifam. O inocente sem querer perder os jogos, é levado a comprar o mais novo modelo. Enquanto isso o imperador fica contabilizando os lucros adquiridos com essa nova modalidade de poder.      

 


               

Heraldo Lins Marinho Dantas (arte-educador)

Natal/RN, 23/03/2021 – 15:20

showdemamulengos@gmail.com

84-99973-4114

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”