sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

FÓRMULA GENIAL - Heraldo Lins

 


FÓRMULA GENIAL



Perguntei-lhe qual a melhor maneira de enveredar pelo mundo das letras, seja escrevendo, lendo ou estudando. A mestra disse-me que o ideal é acordar e ir direto para essas atividades sem comer nem beber. Argumentou que nessa hora devemos aproveitar o potencial do cérebro despreocupado. Esse negócio de dizer que se deve fazer prova com a barriga cheia, é invenção da gula. Ela em todo lugar se mete, e em concursos públicos faz de tudo para a candidata ficar nervosa e correr para a privada. Enquanto está ocupada com a tarefa, a gula fica dizendo: coma chocolate, salgadinhos e tome água. Essa mistura de ingredientes leva a candidata para o último lugar. O famoso “branco” é injetado na corrente sanguínea junto com esses conselhos. Se fizermos um exame de sangue na aflita, veremos que corre coalhada em suas veias. 


A desculpa de não ter estudado o bastante são também invencionices gulosas. O cérebro preocupa-se com todo o organismo, e sentindo que a estudiosa está necessitando de comida e água durante a fase de aprendizagem, esforça-se para guardar o conhecimento. Entende que a investidura no cargo vai trazer meios para ela sair daquela situação de carência, por isso esforça-se, intuitivamente, para aprender e nunca mais esquecer. Do contrário, o discurso de ter escolhido a praia será sempre utilizada pela desclassificada.


É bem mais atraente dormir do que ler. Ficar bem alimentado na piscina ganha de longe para o mundo escolar. Namorar, nem se fala. Mas o que danado faz decidirmos por esse caminho tortuoso e cheio de pedregulhos? Vontade de ser, respondeu-me a mestra. Ser diferente no mundo dos iguais impulsiona essa busca pelo conhecimento. Aprender é uma fonte inesgotável de energia renovável infinitamente acumulativa. O resultado de se adentrar nessa seara traz confiança e serenidade antes do ritmo biológico. A pessoa amadurece e fica pronta para enfrentar os desafios da vida. O exercício constante do cérebro faz o músculo cerebral apontar soluções com rapidez, dando-lhe um leque de opções de escolhas, consequentemente, uma vida mais confortável.

 



Heraldo Lins Marinho Dantas (arte-educador)

Natal/RN, 26/01/2021 – 11:39

showdemamulengos@gmail.com

84-99973-4114

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”