domingo, 27 de dezembro de 2020

SEMPRE ALERTA - Heraldo Lins

 


SEMPRE ALERTA

 

 

 

Perder o sono é maravilhoso. Ganha-se tempo para pensar porque perdeu o sono. Às vezes se vai ao médico para achá-lo. Chega-se lá e o médico pede seu WhatsApp para conversarem na madrugada porque também está sem dormir. Perder o sono é muito íntimo. Eu só sei se alguém perde o sono quando ele diz. Se alguém perde um dente é fácil de comprovar. Basta olhar. Para saber se o doido ficou alerta a noite toda, pode olhar o quanto quiser que não irá descobrir. E tem mais. Quando alguém diz que perdeu o sono nós já desconfiamos que ele está mentindo. Há muitos mentirosos dizendo sem ter realmente perdido, só para receber o auxílio sono do governo.

 

A pessoa pode tirar proveito da perda do sono. Há várias formas, uma delas é ligando o aplicativo de afinação de guitarra para saber em qual frequência o galo canta. O mesmo com os gatos no telhado namorando. Os apaixonados por pets irão pagar uma fortuna para ter essa informação. Pode-se também aproveitar para tirar os pelos do nariz, do ouvido, cortar as unhas, pregar o botão ou peneirar a goma. São tarefas que vão se acumulando, e só quando está bolando na cama é que se lembra de colocá-los em dia.

 

Os grandes homens dormiam pouco. Não quer dizer que dormir pouco transforma alguém em grande. A altura não tem nada a ver com sono, mas eu desconfio que as formigas não dormem. Toda vez que acordo há formigas na minha pia. E pelo visto são as mesmas, porque sempre estão se movimentando no mesmo ritmo. Ou elas não dormem ou dormem andando. Podemos aproveitar a claridade nos olhos e pesquisar isso. Será de grande utilidade para o alinhamento dos planetas saber se as formigas dormem. Eu sei que elas gostam muito de criticar a cigarra, mas dormir... tenho urgentemente que perder o sono pesquisando.

 

O texto poderia ter terminado ali no ponto, mas como estou zanzando dentro de casa às duas da madrugada, preciso encontrar algo para justificar esse momento de vigília. A mulher quando acordar vai querer saber com qual periguete eu estava fazendo vídeo a esta hora da madrugada. Se eu disser que estava querendo saber se as formigas dormem, ela me fará dormir para sempre.    

 

 


 

Heraldo Lins Marinho Dantas (arte-educador)

Natal/RN, 22/12/2020

showdemamulengos@gmail.com

84-99973-4114

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”