terça-feira, 24 de novembro de 2020

3 POEMAS DE NELSON ALMEIDA: "Na mesma oração", "Delírios ateus" e "Não sou perfeito"


NA MESMA ORAÇÃO


Como o ser humano é miserável.

Não digo isso com decepção. Não!

Penso nisso com certa fascinação.

Mas não se engane, somos miseráveis.

A mesma criatura pode ser fiel e cafajeste

na mesma oração, sem prejuízo à sintaxe,

nem à semântica, no máximo à religião.

Adoro os gestos de ciúme e inveja, são tão

primários, são como as pedras brutas 

no Jardim do Éden.

Após uma vida inteira de dor e solidão, a mulher

segura um terço e a mão do marido no leito de morte e lhe diz:

fui seu porto, seu cais, mas você foi mar adentro, mesmo

sem saber nadar; descanse em paz.

Frieza e bondade na mesma oração.

Sem comprometer a oração.


Nelson Almeida. Natal, 22/11/20. 23:10.


DELÍRIOS ATEUS


Eu quero sentir o seu corpo

junto ao meu.

Adormecer.

Beijar seu colo e morder

os lábios seus.

Amanhecer.

O calor arrepia a pele nua.

Sem pudor, sem pecado 

os corpos suam.

Dedos se entrelaçam, ouço

seu gemido.

Sua boca quente sopra em meus

ouvidos delírios ateus.

A nós.

A Deus.


Nelson Almeida. Natal, 23/11/20. 09:27.


NÃO SOU PERFEITO


Quero que você me traga.

Tudo aquilo que rejeito.

Tudo quanto eu detesto.

Finque faca no meu peito.

Diga que não fui honesto.

Descumpri os mandamentos.

Esqueci os juramentos.

Porque eu não sou perfeito.


Eu sou filho do pecado.

Fruto da maçã mordida.

Fui expulso sem poder

Ter direito a guarida.

Mas um dia há de haver

Lugar na Terra Prometida.

Para então de vez perecer.

Minha ação mais desmedida.


Nelson Almeida. Natal, 23/11/20. 11:11





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”