domingo, 10 de maio de 2020

SE AS FOTOS FALASSEM - Nailson Costa




João Alberto me enviou esta foto, hoje, sexta-feira santa, de Luiz Feitosa Lopes, Baixinho, pra lembrar os 20 anos de sua páscoa! Poxa, essa foto me fez pensar, 'que saudade dos tempos do Bar do Baixinho'! Era tudo de bom! A saudade é o beijo do tempo que nos faz chorar! É que o tempo vem, nos traz lugares bons , pessoas mágicas e depois vai embora, assim, sem mais nem menos, sem um aviso prévio, sem um "peraí um pouco", sem abraços e beijos de despedida! Pena que as fotos não falam! Se falassem, talvez eu acordasse o tempo pra ouvir, de novo, o " tranquilis" de Baixinho quando o cliente anunciava que pagaria a conta no final do mês. Eu escutaria, com gosto, o sorriso e o resmungar "tranquilis" de Baixinho, ao ouvir as "puias" de Miguelão, a ironia rebelde de Meireles, as estórias de Lindolfo, a valentia de Desenho e Caquinho, a tranquilidade de Beto Rockefelle, as palavras inteligentes dos filhos de Ozanan, a extrema educação do professor Branco a dialogar com Zé Valdir. Eu saberia ouvir as disputadas partidas de baralho entre Zé Lins, João Lourenço, Marcão, Jailson da Caixa e João do Boy, daria até pra ouvir o cochicho de Eduardo Couro de Sapo a compartilhar com Bezerril a sua nova descoberta secreta. Eu me emocionaria muito com o batuque cadenciado do Tombo Certo! Eu viveria outra vez, se as fotos falassem, só pra ouvir o corre-corre do Baixinho em cada mesa, os tintins dos copos bêbados a brindarem as doces e recíprocas calúnias de seus clientes, eu ouviria de novo as passadas firmes de um lutador, homem simples, dedicado, tranquilo, que bebeu resignado a embriaguez de suas horas e inalou a fumaça mortal de seu dia-a-dia, sem queixas, por amor à vida! Mas as fotos não falam, simplesmente se apossam da alma do tempo! As fotos sabem ser boas por dentro e cruéis por fora! São frias, sem coração! Elas só nos mostram a imagem, mas fazem questão de nos lembrar que a saudade que sentimos de um lugar ou de pessoa querida é a essência do amor que expressamos, sem a imprecisão das palavras! Valeu, João, o Baixinho será eterno em nossos corações!


Um comentário:

  1. Muito boa crônica Nailson. Fez-me lembrar de baixinho servindo mocotó de boi. Cheguei em baixinho e o mocotó estava cozinhando. Eu fui à cozinha ver como o famoso mocotó era preparado. A fogão entisnado, a panela, também. e aí dissera: só é bom porque é assim; fizeram um poema para o banheiro de baixinho: o banheiro de baixinho, é um banheiro deferente, em vez da gente cagar nele, ele caga na gente.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”