terça-feira, 15 de outubro de 2019

FUI PROFESSOR! DIGO-O COM ORGULHO - Naílson Costa


 FUI PROFESSOR! DIGO-O COM ORGULHO  -  Naílson Costa

Eu fui professor, do dia 27 de março de 1982 a 19 de dezembro de 2009. Comecei como professor de Ed. Física, no Instituto Cônego Monte (1982 a 1996), mesmo não sendo formado na área, mas por ter sido atleta amante amador de todos os esportes, na época. Depois, em 1985, acumulei as funções de prof. Ed. Física e de Língua Portuguesa/Redação/Literatura (já devidamente habilitado academicamente nessa últimas disciplinas). Hoje já não sou mais professor, desempenho uma função técnica no TJRN, conquistada através de concurso público. Tenho, entretanto, uma saudade de lascar, todos os dias, da sala de aula, do contato com os educandos e daquela certeza de que eu estava contribuindo para a formação educacional e intelectual destes. Deixei a profissão de professor e hoje, confesso, não sou feliz o quanto era em sala de aula. 

É claro que a remuneração e algumas poucas regalias a que um servidor do poder judiciário faz jus são compensadoras! Deixei, entretanto,  a sala de aula, não pelo bom salário do novo emprego, não pela possibilidade de se estressar muito menos , não pela certeza de que um servidor do judiciário goza de alguns  confortos mínimos e extras; deixei a belíssima profissão de professor por não suportar mais o descaso de seguidos  gestores para com essa nobre profissão; deixei a sala de aula por não aguentar ver mais o sucateamento de escolas públicas, por não ter mais lágrimas suficientes pra irrigar a minha  luta diária pela valorização do ensino! 

É como um filho que vê alguém bater e humilhar uma mãe ou um filho seu e suas forças não serem mais suficientes pro enfrentamento. Deixei a educação por não aguentar mais ver o seu sofrimento, a sua agonia no seu leito de morte... e saí da sala pra morrer todos os dias agarrado à minha dor! Afinal, não tenho sangue de barata! A educação é a mãe de todas as virtudes! É  o maior patrimônio de um ser humano! Eu, como disse, não sou mais feliz do que era quando professor, mas me agarro à alegria desse 15 de outubro,  Dia dos Professores, e todos os anos recebo homenagens, abraços de amigos e, sobretudo, adoro ser  chamado de professor. 

Parabéns, meus queridos professores, pela eterna, linda e sublime profissão! Que Deus os abençoe em suas lutas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”