domingo, 30 de setembro de 2018

RESPOSTA EM VERSOS - Gilberto Cardoso dos Santos


RESPOSTA AO POETA E AMIGO Dudu Cama Elástica
que disse:
Você diz que Jesus não existiu
Você diz que não houve criação
Diz que somos fruto da evolução
que de um símio o homem evoluiu
Mas tu cita a Bíblia de modo vil
pra tentar convencer o indeciso
Eu não quero aqui fazer juízo
Mas citar a Bíblia quando convém
É fazer o mal se passar por bem
é dizer que o inferno é o paraíso

Não me leve pro lado pessoal
eu só quero entender seu pensamento
tu criticas a Jesus em um momento
e depois usa a Bíblia como aval
Pra você laicidade é o ideal
O estado longe da religião
mas depois você vem pregar sermão
12 portas, 12 apóstolos, 12 tribos
só se eu fosse um cavalo nos estribos
é que eu ia votar no teu Cirão.

Minha resposta:

Eu não gosto de ataque pessoal,
Pois indica fraqueza de argumento;
Não sou eu quem está em julgamento
Eis-me à parte de um pleito eleitoral.
Jesus Cristo, de forma radical,
Defendeu, deu a mão ao oprimido;
Pedro foi por Jesus repreendido
Quando a orelha do servo decepou.
O messias real nos ensinou:
“Quem com ferro ferir, será ferido.”

Jesus Cristo, o maior dos humanistas,
Forneceu ao seu povo peixe e pão;
Combateu com amor a agressão,
Se opôs aos pastores moralistas.
A história cristã nos deu conquistas
Que tornaram melhor nossa cultura;
Mas pastores de hoje, por usura,
Se tornaram do bem adversários;
No comércio da fé são partidários,
Dizem sim à ganância e à tortura.

É preciso ter regras definidas
Numa luta de boxe, capoeira;
Na política, porém, onde há sujeira,
Muitas faltas têm sido cometidas.
As entranhas vão sendo revolvidas,
Pois a língua, qual faca, vai rasgando.
Opinemos, porém, de modo brando,
Não lançando aos demais fel de amargura;
Feito o Cristo a dizer não à tortura,
Às ideias alheias respeitando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”