quarta-feira, 20 de março de 2013

ALGO ESPANTOSO NA CORREÇÃO DAS PROVAS DO ENEM


Redações nota 1.000 do Enem tinham 

erros graves de português


Alunos que fizeram a prova de redação doEnem receberam a nota máxima, mesmo depois de cometer erros grosseiros de português. O caso foi revelado na edição desta segunda-feira (18) do jornal O Globo.
Os erros foram identificados nas provas de redação da última edição do Enem, e chamam atenção. O jornal O Globo recebeu mais de 30 textos de candidatos que tiveram nota máxima nas provas: 1.000 pontos. A reportagem mostra redações com erros de grafia: ‘rasoável’, escrito com ‘s’ em vez de ‘z’; ‘enchergar’ escrito com ‘ch’, em vez de ‘x’; ‘trousse’ com ‘ss’ em vez de ‘x’. Erros também de concordância verbal, como nesta frase: "Essas providências, no entanto, não ‘deve’ ser expulsão". O correto é ‘devem’.
A correção das provas de redação do Enem já foi alvo de ações judiciais e de muita polêmica. Antes do último exame, o MEC lançou na página da internet um manual para os candidatos com informações e orientações específicas sobre a redação. O manual diz que serão avaliadas cinco competências na hora da correção da prova, e a primeira delas considera erros de grafia e de concordância verbal desvios graves.
O MEC divulgou uma nota: “A coordenação pedagógica do exame, sob responsabilidade das professoras da Universidade de Brasília e doutoras em linguística, Vilma Reche Corrêa e Maria Luiz Monteiro Sales, esclarece que é preciso considerar que a análise do texto é feita como um todo, e que eventuais erros de grafia não significam que o aluno não domine os padrões da língua”. E ainda: “Uma redação pode ser nota 1.000 mesmo apresentando alguns erros em cada competência avaliada.”
Mas para o especialista em educação Cláudio de Moura Castro, um candidato come erros assim não pode tirar nota máxima. “Ele se apresenta mal. Portanto, não é uma pessoa educada. Não deve ganhar nota máxima.”
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/03/redacoes-nota-1000-do-enem-tinham-erros-graves-de-portugues.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”