domingo, 30 de dezembro de 2012

ÍNDIOS E SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA JOSÉ BEZERRA CAVALCANTI - Gilberto Cardoso dos Santos



Em 12 de dezembro de 2012, houve uma feira de ciências na Escola José Bezerra Cavalcanti. Belíssima feira que teve como tema a Sustentabilidade. As salas, muito bem ornamentadas, representavam aspectos da vida na Terra que precisam de nossa atenção.

20121212_p23.jpg

Inspirados no drama ora vivido pelos índios Guarani Kaiwoá, eu e meus alunos formamos uma tribo e construímos uma oca no pátio da escola.

Além disso, pusemos painéis com fotos de diversas tribos brasileiras e com poesias que falam sobre o estado caótico em que se encontra o meio-ambiente.
O senhor Edson Wildt, grande conhecedor da cultura indígena, esteve conosco a convite, como uma espécie de pajé e enriqueceu bastante o nosso projeto.

Meus profundos agradecimentos aos alunos que se sensibilizaram com a causa dos índios que nos restam e tiveram a coragem de vestir a camisa ou melhor, tirá-la, em solidariedade.

A construção da oca, a dificuldade de conseguir material suficiente e adequado, a preocupação com os enfeites e a correria contra o tempo certamente lhe deixaram lições bem mais profundas que  muitas aulas expositivas poderiam dar.

Lembro-me da agonia deles e preocupação em permanecer na escola os 3 turnos a fim de impedir que alguém viesse e destruísse sua oca. Sem querer, a empatia tomou conta deles.
Até beiju foi servido!
Comprovamos na prática que o trabalho com projetos rende muitos e valiosos frutos!



Solange, João Bezerra, Gorete, Edson Wildt, Grêmio Estudantil e toda a equipe pedagógica estão de parabéns pela contribuição que deram!
20121212_p7.jpg

VEJAM MAIS FOTOS DO EVENTO EM http://my.opera.com/lexfoto/albums/show.dml?id=13227922



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”