sábado, 28 de maio de 2011

ENTRE SISTEMAS - Teixeirinha Alves


ENTRE SISTEMAS

Adolescente, eu era socialista. Achava que o Socialismo era o melhor dos mundos. Mas descobri que a igualdade preconizada por este sistema é ilusória, inatingível e absurda (ninguém pode ser forçado a ser como os outros!). Não esquecendo que o Socialismo Real (Cuba, URSS, China,...) foi um fracasso, um atraso para as populações dos países que o adotaram, com “minusculinhas” exceções.

Comecei a ver no Capitalismo o nosso maior acerto histórico. Neste se valoriza a iniciativa, a individualidade, o “homem que se faz por si mesmo”. Embora ocorram padronizações/imposições, especialmente na área do consumo. Entretanto sempre se pode escolher entre uma mercadoria e outra (ou nenhuma).

Todavia “capitalista” não é um rótulo adequado para mim, pois sou daqueles que consomem pouco, não só devido às limitações financeiras, mas porque utilizo os produtos que compro até o fim, até a “última gota”, e não me encanto com o belo mundo das propagandas.

Por tudo isso, entre ser socialista ou capitalista, prefiro ser eu mesmo.

Teixeirinha

p.s.: Conheço muito “socialista” que se “lambuza” nas benesses do Capital, num corriqueiro exercício de hipocrisia.

6 comentários:

  1. É isso mesmo, Teixeirinha. Concordo com todas as letras escritas. Marcelo Pinheiro.

    ResponderExcluir
  2. Marcelo,

    Que honra contar com sua leitura e sua aprovação!

    Precisamos de seus textos por aqui.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse texto teixeirinha, logo eu um matuto criado sem capital de giro e sem giro nas capitais.

    ResponderExcluir
  4. Grande Teixeirinha, gostei da última frase e aproveito para dizer: nem capitalismo nem socialismo utópico. Viva o humanismo!

    ResponderExcluir
  5. Caro Teixeirinha, o socialismo é, apenas e tão somente, uma excelente ideia. Assim como você, também fui iludido. Um dia fui socialista, beirando para o comunismo, de carteirinha, mas Fidel Castro, na mesma velocidade que me enfeitiçou, abriu-me os olhos. E hoje não me iludo mais com socialismo x capitalismo, abc x américa e oposição x situação. Chutei todos os meus compêndios. Troquei Marx, Lênin,Frei Beto Leonardo Boff e etc por Teixeirinha, M. Cavalcanti, H. Crisanto, G. Cardoso, H. Tavares, Édipo Natan, Paulo César, Erivan, Wallace e todos aqueles que divulgam Santa Cruz, jornalística ou artisticamente. É menos estressante e mais prazeroso. E não mais permito que entrem sistemas em minha vida. Não tenho mais idade pra isso. E, ao grande intelectual, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  6. Nailson,

    Magistral comentário!

    Fico sem palavras...

    Muito obrigado!

    Teixeirinha

    (há momentos em que não consigo postar em meu próprio nome - falha sistêmica - vai como anônimo mesmo!)

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”