domingo, 9 de maio de 2021

MINHAS MÃES - Gilberto Cardoso dos Santos

 



Minha mãe, Maria Severina dos Santos, foi casada  com Dão, um cara de Barra de Santa Rosa que não conheci, pai de meus meio irmãos Antônio Cardoso dos Santos (Nego Tota), Zezinho (Tirinete) e Terezinha de Jesus (Jesus). Dão se foi para o sul, provavelmente numa daquelas levas de retirantes comuns à época, em um pau-de-arara, e nunca mais voltou.

Minha mãe teve que se virar para sobreviver; adquiriu uns burros, uns barris e passou a vender água. Disseram-me que parte dessa água foi utilizada para construção da cadeia pública de Cuité. 

Era uma mulher bonita, dizem os que a conheceram. Tempos depois da partida de Dão, ela teve uns casos e eu nasci. Apesar de ter cerca de quatro anos quando ela morreu, recordo-me de algumas cenas, ainda que vagas: uma caranguejeira de plástico saltitante  que me trouxe da feira; do dia em que apontou para alguém ao longe em um cavalo e disse: "aquele é o seu pai". A cena mais triste, porém, se deu em uma noite: ouvi um choro e ela apareceu no estreito vão em que eu dormia e tinha, além de lágrimas,  os lábios ensanguentados; cresci com o pensamento de que alguém os havia mordido, mas por fim passei a pensar em hipótese mais viável. Decerto ela tentava me resguardar do que fazia e o que sofria.

Morreu de hepatite, relativamente jovem. Soube depois que enlouqueceu antes de morrer. Eu diria que entrou em estado de alucinação devido a doença.

Enquanto era velada na casinha em que eu passaria a morar com Dona Ana do finado Mané João, sua mãe de criação, eu brincava despreocupadamente embaixo da mesa e tentava envolver algum outro menino que ali se achava, na cozinha, onde alguns tomavam café, divagavam, riam e voltavam a falar  com seriedade sobre a falecida. Fui repreendido pela falta de respeito, saí chorando desesperado e, num descuido dos que ali estavam, pus-me a mamar no peito sem vida.

Todos achavam que eu não escaparia, pois teria sido contaminado. Como os anos passaram e não morri, acharam que se deu um milagre.

Nada sei sobre minha avó legítima, apenas que ela se suicidou ateando fogo ao próprio corpo. Foi assim que aquela que criou minha mãe, tornou-se minha  avó de criação ou segunda mãe.

De minha mãe legítima não tenho nada, além dessas vagas lembranças. De minha adotiva, a quem chamava de Mãe Aninha do Céu em certos momentos, obviamente lembro bem mais. 

Sinto que nos três anos e alguns meses em que esteve comigo, minha mãe sacrificou-se para me dar o melhor. Não lembro dela me batendo ou repreendendo, embora deva ter feito alguma vez.

Apesar dos pesares, das frustrações que tive que suportar ao longo da vida, tive o privilégio de ter duas mães maravilhosas!


Gilberto Cardoso dos Santos

57 comentários:

  1. Gilberto de Severina,
    que também era Maria.
    Nos seus nomes tem os Santos,
    lembrando da agonia,
    que marca tanta vida,
    no fortuito da cercania.
    Parabéns por sua mãe,
    guerreira a cada dia,
    que a paz tenha noutro reino,
    pois foi buscada a cada via.
    A você, filho letrado,
    certamente a honraria.
    Justa sua homenagem,
    exposta com maestria.
    Pode ser a sua dor,
    mas também é alegria
    pela vida que te trouxe,
    no ventre da sua Maria.

    Do amigo, Roberto Flávio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa linda, amigo! Gratíssimo pelos versos! - Gilberto Cardoso dos Santos

      Excluir
  2. Mesmo vc não tendo conhecido a sua mãe biológica, que coisa inda essa homenagem! Dez!

    ResponderExcluir
  3. Em um mundo cada vez mais dominado pelo ódio e pela intolerância, sua história de vida mostra que, independentemente das circunstâncias, podemos superar as adversidades e plantar o bem. É isso que você faz com maestria, espalhando sementes de educação e conscientização. Belíssima história de superação!

    ResponderExcluir
  4. Que história comovente, meu amigo... Você teve experiencias marcantes que ajudaram a te moldar como és hoje. Encaras a vida sempre com um olhar de poeta que traz todas essas marcas... Fiquei lendo e viajando nas cenas, algumas muito fortes como a do velório... Que recordações! Meu abraço de parabenização pela crônica, compartilhando conosco parte de sua jornada...

    ResponderExcluir
  5. Que história, Gilberto Cardoso Dos Santos . Fiquei profundamente emocionada com sua história de vida. Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Sua história é muito sofrida triste e ao mesmo tempo bonita ,pelo amor q transmite hoje ! Muitas mães e paes passaram por histórias sofridas ,uns conseguiram vencer ,outros se foram para a vida eterna,o importante é o q fizeram e o q se sacrificaram,e o amor que deixaram q é incondicional, parabéns para vc hoje ,q não o conheço mas sei q é um homem de caráter!

    ResponderExcluir
  7. Tocante a sua história de infância e a homenagem que você faz às suas mães.

    ResponderExcluir
  8. História triste, mas que nos faz pensar que nem sempre começamos bem, mas o curso de nossas vidas é feita daquilo que temos no presente e do que fomos no passado.

    ResponderExcluir
  9. Gilberto Cardoso Dos Santos , fico feliz que, apesar de tudo, você tenha guardado boas lembranças da sua mãe. É o carinho que conta.

    ResponderExcluir
  10. Uma bela narrativa, descrita com toda sinceridade e sofrimento de quem não teve o privilégio de ter nascido em berço de ouro, mas teve o carinho de duas mães, que apesar do sacrifício, e de não terem praticamente o que comer ��,conseguiram dar-lhe sobrevivência, apesar de todos os pesares !!! ...

    ResponderExcluir
  11. Parabéns! Linda História. Exemplo de Vida.

    ResponderExcluir
  12. E assim se repetia a historia de um menino, q sem saber um dia o seu destino, começou a ser forjado pela obra do destino, q destino q nada! Essa e a realidade q passa vários meninos, sendo protegido por Deus, tornou se educador e hoje transforma vidas de meninos,esperando q a historia não seja repetida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito lhe agradeço pelas palavras poéticas e incentivadoras! Abraços. Gilberto Cardoso

      Excluir
  13. Parabéns, cara! NUNCA fiquei sabendo de sua história. Mas, me emociono em ler e como vc faz de uma forma contagiante e cheia carinho e sinceridade. Realmente o bom Deus cuidou de VC. Sua trajetória é digna, sua mente e seu coração não alimentou raiva, ódio, ou coisa parecida. Fico feliz em te ver pelas redes sociais. O cara que conseguiu se superar e é um exemplo como pai, esposo e cidadão. Fico muito orgulhoso de VC. Grande abraço!!! Te admiro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito agradecido, grande Jô Silva. Vc certamente tem uma história de vida interessante, de superações. Vc também é digno de admiração, amigo. Meu abraço e obg.

      Excluir
  14. Sua história e muito triste , graças a Deus você não ficou amargando o passando se tornando mau caráter , venceu às dificuldades e trabalhou para ser um bom homem de respeito formou uma família que vão lhe proporciona muitas alegrias e você poder falar hoje sou venturoso porque Deus esteve sempre me seguindo

    ResponderExcluir
  15. Verdade, Nairde. Necessitamos ser realistas, mas realistas sempre esperançosos. Obrigado!

    ResponderExcluir
  16. Valeu meu amigo Gilberto Cardoso Dos Santos, pela valorização que você dá a sua família. Parabéns.

    ResponderExcluir
  17. Impossível não ficar extremamente emocionado com a sua história, meu amigo. Apesar de tudo o que passou, tornou-se esse homem intelectual e do bem. Sou grato por tê-lo no meu quadro de amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho essa mesma satisfação, meu bom amigo e grande poeta. Obrigado! - Gilberto Cardoso dos Santos

      Excluir
  18. muito lhe agradeço, meu bom amigo. Vc também é uma pessoa digna de admiração, um verdadeiro cidadão de bem. - Gilberto Cardoso

    ResponderExcluir
  19. Que história comovente ! Imaginar que uma vida tão dura assim moldaria alguém tão iluminado e cheio de amor no coração. Obrigada por partilhar sua história de superação. Vc com certeza recebeu amor. Mesmo na dor e nas dificuldades, essas duas mulheres fortes lhe transmitiram o que tinham de melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito lhe agradeço pelo feedback, minha inteligente amiga e poetisa. Vc certamente também tem uma bela história. Abraços. - Gilberto

      Excluir
  20. Muito sentimental sua história, mas é isso que sempre digo:A dor e as dificuldades da vida ensina mas do que os momentos bons, embora ninguém jamais quer sofrer e passar por momentos difíceis, mas eles existe e ensina.
    Você com toda trajetória de vida hoje é exemplo de homem do bem ,conhecedor do certo, inteligente, um amigo incrivelmente respeitado por todos, isso fez você essa pessoa humilde e incrível que é, apesar de não lhe conhecer pessoalmente admiro sua pessoa e tenho informações ótimas e significantes em relação a sua pessoa. Sou seu amigo tenha certeza, es um grande professor e poeta de minha admiração...

    ResponderExcluir
  21. Muito grato, meu amigo e poeta. Também não o conheço, mas um dia, no pós-pandemia isso será possível. Também tenho boas informações a seu respeito. Abraços e sucesso. - Gilberto

    ResponderExcluir
  22. Apesar de muitas situações negativas que houveram em sua vida quando criança, você superou todas. Deus te proteja sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, meu bom amigo e colega de profissão. Desejo o mesmo para vc! - Gilberto

      Excluir
  23. Confesso que só hoje tive a coragem de abrir e lê o texto.
    Durante minha convivência com você, nas salas de aulas, nas trilhas educacionais que caminhamos juntos já tinha a impressão de sofrimento que teve durante sua infância. Domingo , por ser dias das mães, e estando bastante triste, por lembrar da minha, não tive coragem. Mas hoje ao lê sua história triste, vejo que a vida lhe moldou e lhe fez transformar sua história. Você é um exemplo.
    Parabéns, Gilberto Cardoso, educador e poeta.

    ResponderExcluir
  24. Confesso que só hoje tive a coragem de abrir e lê o texto.
    Durante minha convivência com você, nas salas de aulas, nas trilhas educacionais que caminhamos juntos já tinha a impressão de sofrimento que teve durante sua infância. Domingo , por ser dias das mães, e estando bastante triste, por lembrar da minha, não tive coragem. Mas hoje ao lê sua história triste, vejo que a vida lhe moldou e lhe fez transformar sua história. Você é um exemplo.
    Parabéns, Gilberto Cardoso, educador e poeta.

    Joao Maria de Medeiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joao Maria De Medeiros muito agradeço por suas amáveis e emotivas palavras. Eu e vc certamente temos histórias de superação admiráveis. Abraços, amigo. - Gilberto

      Excluir
  25. História de superação! Parabéns professor Gilberto Cardoso Dos Santos. És uma pessoa admirável e com certeza sua mãezinha olha por vc junto a papai do céu. Deus esteve com vc em todos esses momentos difíceis da sua vida, que bom que conseguiu vencer. Os grandes HOMENS são aqueles que venceram grandes DESAFIOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciro Farias fico muito agradecido pelo seu feedback e comoventes palavras! - Gilberto

      Excluir
  26. Bela história, poeta!
    Fiquei com vontade de saber mais, detalhes do que aconteceu antes, e o que aconteceu depois depois...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, minha amiga e grande tradutora. Grato pelo feedback.

      Excluir
  27. Então foi assim, que cresceu esse grande poeta, parabéns Guerreiro és um grande vencedor, sua mãe legítima teria muito orgulho de quem você se tornou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, amigo Tiago Fernandes! Grato por suas amáveis palavras. Com certeza seus familiares têm motivo para se orgulhar de vc também. Abraços. - Gilberto

      Excluir
  28. Tenho muito orgulho de você, ainda mais depois de ler sua história! E sua adolescência como foi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, minha querida amiga. É muito bom poder contar com seu olhar generoso. Muito bom sua amizade. Você é como o bom vinho. - Gilberto

      Excluir
  29. Gilberto, que história de vida! Mas entre as Marias Mães e tantas histórias encontram-se resistência, resiliência, transformação e empoderamento. Da experiência de vida aos manuscritos, você é exemplo e inspiração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato, minha querida amiga e grande educadora, pelo seu generoso feedback! Você também, certamente, tem inspirado a muitos em suas esferas de atuação. - Gilberto

      Excluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”