sábado, 18 de fevereiro de 2017

SANTA CRUZ EM PROSA E VERSO - Zé da Luz



SANTA CRUZ EM PROSA E VERSO

Há exatamente oito dias passados, numa noite de sábado festiva, o Teatro Candinha Bezerra foi palco de um acontecimento literário cultural. Na verdade, multicultural. Pois, em meio a músicas e declamações, se deu o lançamento, em grande lume, de dois livros literários: Apoesc em prosa e verso (antologia com textos de 50 autores) e Nas veredas de mim mesmo (poemas, do poeta, cantor e compositor Hélio Crisanto), como também estava sendo divulgado o CD de músicas religiosas – Vinde, adoremos – de Arthur Nóbrega.

A APOESC – Associação de Poetas e Escritores de Santa Cruz – vem expandindo as trilhas deixadas pela ASPE (Associação de Poetas e Escritores), ao produzir e promover a cultura literária, falada, escrita e cantada, da cidade de Santa Cruz e região.  A razão de tamanho sucesso da APOESC se deve, primeiramente e reconhecidamente, aos espíritos altruístas de Gilberto Cardoso e Hélio Crisanto, que desenvolvem, além dos ofícios profissionais próprios, o trabalho artístico nos campos da literatura popular e da música nordestina sertaneja. Segundo, porque inegavelmente a APOESC conta com o apoio de inúmeros colaboradores e simpatizantes, capazes de respaldar sempre as iniciativas exitosas dessa dupla de modernos menestréis.

O lance e o alcance das publicações da APOESC já despertaram o interesse e o entusiasmo de muitos leitores, muito além das cercanias do Trairi. A APOESC tem reunido poetas jovens e maturos, prosadores de ontem e de hoje, acolhendo seus trabalhos e dando-lhes visibilidade, voz e vez, em prol da consolidação de uma literatura local e regional, que tem fôlego e asas para alcançar ares universais. Para tanto, a Associação dispõe de Blog, programa músico-literário na Rádio FM Santa Rita e do Grupo Amigos da Cultura Popular, no WhatsApp.

A matéria predileta da APOESC é a poesia.

Então, sábado, 11 de fevereiro, se emoldura em nossa memória como data marcante, inesquecível. Noite de trovas e prosas. Santa-cruzenses e viandantes de outras paragens re-viveram os embalos de um sábado à noite regados à boa música e à poesia boa. Foi realmente uma noite de apoteose da palavra. Da palavra poética.

Lembro, por fim, que Deus nos deu a vida, o pão... e a poesia (o verbo).
E, depois da oração, somente a poesia nos aproxima do divino.
 
José da Luz Costa

Professor (UFRN)


Veja mais sobre o evento em 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”