terça-feira, 26 de setembro de 2023

ENTRE UM DESEJO INCONTIDO E UMA CONTIDA IMAGEM DO CÃO - por Naílson Costa

 


ENTRE UM DESEJO INCONTIDO E UMA CONTIDA IMAGEM DO CÃO

Não sei não, mas acho que um desejo incontido e uma contida imagem do cão devem carregar em seu DNA um algo de atraente, sensual, sedutor, um não sei o quê de chamativo e muito hipnotizador! Lembro-me de quando professor de Educação Física do Instituto Cônego Monte (Ginásio Comercial/Colégio do Padre) de minha amada cidade de Santa Cruz-RN, no ano de 1987, havia um pé de goiaba na casa de Dona Rita Salete, vizinha, parede e meia, da quadra esportiva dessa inesquecível escola. Não cheguei a ver Jesus Cristo nesse pé de goiaba caminhando levemente por entre seus galhos e frutos, apesar de ele, o pé de goiaba, ficar ao lado de uma escola confessional e sob as bênçãos de Mons. Raimundo Gomes Barbosa, inesquecível pároco/diretor daquela saudosa instituição de ensino. Mas via a bola do treino do futsal pular o muro e cair, constantemente, ao lado da sedução daquela árvore. Eu reclamava quando os irmãos, meus “adolinocentes” alunos, os irmãos Au e Au (seus nomes começavam com as mesmas letras), traziam de volta a bola e as mãos cheias de goiabas. “Não permito que pulem o muro pra furtar as goiabas”, reclamava eu. Um desejo incontido é foda! A carne é fraca e as bichas eram gostosas demais! Eu ficava com vontade também de comê-las! Um colega professor dizia que aluno era a imagem do cão! E entre um desejo incontido e uma imagem do cão, eu, sentado na arquibancada abaixo da janela da sala de aula da 3ª série primária, ouvi um “Psiu, Nailson, me dê uma goiaba dessas! Deu vontade!”. Era uma jovem professora, grávida de 6 meses, que, da janela de sua sala de aula, via a movimentação e sentia o perfume daquelas goiabas! Não tinha como negar o desejo de uma mulher nesse estado! Os manos Au e Au ouviram o pedido da professora grávida e não se fizeram de rogados, trouxeram as suas camisetas lotadas de goiabas. E, dessa vez, não reclamei! Peguei-as, dei umas à professora e fiquei com outras! Fiquei também com o sorriso vitorioso e sarcástico dos jovens Au e Au!  À noite, recebi uma ligação. Era Beja, braço direito de Mons. Raimundo, dizendo que o pároco queria falar comigo. Nunca eu tinha recebido uma ligação dessas do amável diretor em todos aqueles anos! Mas me lembrei do colega professor e de sua assertiva, “aluno é a imagem do cão”! Desconfiei, de imediato, do motivo da conversa: as goiabas. Olhei para elas na fruteira! Levo-as ou não as levo? Resolvi levá-las! Aprontei-me e me dirigi à escola, carregando um saquinho com algumas goiabas.

– Professor – perguntou Mons. Raimundo –, é verdade que está havendo, nas suas aulas de Educação Física, nas últimas semanas, o milagre da multiplicação das bolas caídas no quintal de Dona Rita Salete e a transformação dessas em goiabas?

Não fiquei surpreso com a dedurada discente! Claro que não entreguei a professora grávida de seis meses! Eu sempre vou amar o silêncio da contida imagem de um cão sentado à direita de sua paz! Desensaquei as goiabas, coloquei-as em cima de seu birô e o cheiro gostoso dos frutos hipnotizou toda a secretaria! “Ei-las”, disse eu! O Mons. Raimundo as olhou com carinho e, de braços educadamente para trás, passadas lentas e pensativas, saiu para outra sala ao lado. Eu nunca vou saber o que ele pensou, mas entendi que, num pé de goiaba crescido ao lado e sob os olhos do “Colégio do Padre”, não tinha como ter arenga! Nada mais fora dito até então. Então, pequei as goiabas para levar de volta para casa e ouvi de Mons. Raimundo:

– Professor, vamos evitar confusão! Não mexa nas goiabas! Deixe-as onde estão!

– Com certeza! Não haverá mais milagres, Monsenhor! – e saí com a certeza de que nos DNAs de um desejo contido e no de uma imagem incontida do cão há algo de chamativo, de atraente,  de sedutor, um não sei o quê de muito hipnotizador!


(Crônica de Nailson Costa, ex-aluno e ex-professor do eterno Instituto Cônego Monte – Ginásio Comercial/Colégio do Padre Raimundo)



4 comentários:

  1. Além de apresentar uma interessante reflexão sobre o desejo e a tentação, a história é contada com humor inteligente e bastante nostalgia de um tempo e de uma escola que marcaram toda uma comunidade e moldaram positivamente o seu futuro. - Gilberto Cardoso

    ResponderExcluir
  2. João Maria de Medeiros26 de setembro de 2023 às 11:36

    Show. Prevaleceu a razão.

    ResponderExcluir
  3. “O milagre da multiplicação das bolas caídas”, amei kkkkkkkk
    Goretti Borges

    ResponderExcluir
  4. Rita Salete é irmã do desembargador Romão Cícero?

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”