sexta-feira, 28 de abril de 2017

ESTOU CANSADO - Renan Pinheiro

Estou cansado.
Estou cansado de ver, desde os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, as pessoas deixando-se dominar pelo medo a ponto de ver com simpatia cada vez maior candidatos que pregam o ódio e o ressentimento.
Estou cansado de ver pessoas que, influenciadas por programas sensacionalistas e fundamentalistas, não hesitam em estereotipar, julgar e condenar aqueles de que divergem.

Estou cansado de ver a irracionalidade atingir patamares que nunca imaginei serem possíveis.
Estou cansado de ver qualquer um arvorar-se em especialista em determinado assunto só porque fez um curso via Internet com sabe-se-lá quem, e com base nisso querer ensinar o Pai Nosso ao vigário.
Estou cansado de ver católicos que se consideram tradicionais e devotos, que, como eu (embora minha intenção aqui esteja longe de ser a de me colocar como exemplo), vão sempre à missa, tem amor à Eucaristia e à Nossa Senhora e rezam o terço diariamente, mas não hesitam em ofender padres que são grandes evangelizadores e - pasmem - até o papa se discordam de alguma coisa de que disseram, como se tivessem mais direito de serem chamados de católicos do que eles.
Estou cansado de ver pessoas defendendo o indefensável só porque uma ideologia diz que isso precisa ser feito.
Estou cansado de ver a Internet, apesar dela ter a vantagem de ter tirado o monopólio das comunicações dos grandes grupos, tornar-se palco para os preconceituosos e as pessoas de mente tacanha exporem suas teses repletas de ódio e visão estreita da vida.
Estou cansado de ver gente que não sabe dialogar, e se desafiada reage xingando, denegrindo e ameaçando o oponente.
Estou cansado de ver gente que não me conhece e não sabe do que passo sentir-se no direito de me rotular, conforme o sabor do vento, de "coxinha", "comunista" ou "petista", só porque não concordo com uma ou outra opinião específica dela.
Estou cansado de ver gente que só sabe andar pelos extremos, mesmo sabendo que quem vive desejando o mal aos outros nunca consegue desfrutar plenamente da vida.
Estou cansado de ver gente imatura, incompleta e vazia dominando as redes sociais, páginas de comentários e fóruns de discussão.
Estou cansado de ver que, aparentemente, o que vale hoje não é a pessoa por inteiro, e sim o rótulo que ela representa.
Estou cansado de ver amizades de anos sendo destruídas por causa de políticos que nem sabem que esses ex-amigos existem.
Estou cansado de ver grupos atacando os pecados e crimes dos integrantes de outros grupos e esquecendo ou relativizando seus próprios pecados e crimes.
Estou cansado de ver tanta mesquinharia, maldade e ressentimento em nome de nada.
Estou cansado de muitas coisas, mas como não posso mudar o mundo (até porque se o fizesse talvez eu estivesse sendo tão exasperante quanto aqueles que me cansam), prefiro fazer a minha parte sem maiores angustias, descansar e entregá-lo nas mãos de quem o criou, na esperança de que algum dia eu perceba que ele está menos confuso e difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”