Há 99 anos o município de Santa Cruz recebia das mãos do governador
Joaquim Ferreira Chaves, o TÍTULO DE CIDADE, conferido através da Lei
Provincial nº 372. Era 30 de Novembro de 1914
e o município viveu uma semana de intensa comemoração, afinal de contas,
receber o "título honorífico de cidade" tinha um significado
especial, significado relacionado ao "status" de desenvolvimento do
município, com as presenças de órgãos e estruturas instaladas que realçavam o
seu progresso.
Tal título, entretanto, em nada alterava a condição político-administrativa do município, que teve a sua EMANCIPAÇÃO POLÍTICA, em 11 de Dezembro de 1976, desmembrado que foi de São José do Mipibu, através da lei nº 777, proposta pelo deputado Ivo Abdias Furtado e sancionada pelo Presidente da província do RN, o Dr. Antônio Passos de Miranda. O então povoado de Santa Rita da Cachoeira, uma vez emancipado, recebeu o nome de Vila do Trairi e em 1882 instalou a sua primeira Câmara Municipal. Os vereadores eleitos cumulavam as funções político-administrativas de Legislativo e Executivo. Também nesse período é criado o Juiz de Paz. A emancipação foi o resultado da luta política dos habitantes desta terra, capitaneados pelo Pe. Antônio Rafael, o deputado Ivo de Abdias e por de vários outros moradores que fizeram um abaixo-assinado exigindo que a Assembléia Legislativa aprovasse a emancipação.
Caros conterrâneos, não há a menor sombra de dúvidas quanto à natureza das duas datas, ambas importantes para o município, e tanto é assim que constam na flâmula de nossa bandeira. O executivo optou por estabelecer o feriado na data da elevação do município à categoria de cidade, o que é aceitável, mas por amor a nossa terra, aos fatos e a verdade histórica, não confundamos o sentido de uma data com a outra. Comemoremos hoje o aniversário da Cidade porque a nossa quase centenária Santa Cruz, bem merece, e no dia 11 de Dezembro comemoremos, ainda que não seja feriado, a nossa mais importante data, ou seja, a EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE NOSSA QUERIDA SANTA CRUZ.
Por fim, um dado interessante, em 1976, por ocasião dos 100 anos da Emancipação Política do nosso município, o maestro Felinto Lúcio Dantas, a pedido do prefeito José Rocha, ofertou-nos o dobrado 11 DE DEZEMBRO para marcar com grandiosidade, o Centenário de nossa Emancipação. Hoje à noite, será apresentado publicamente, na praça da matriz, o hino do Maestro Camilo Dantas, recém eleito em concurso público, o hino oficial da cidade de Santa Cruz, no seu 99º aniversário. Parabéns Santa Cruz! Terra de um povo aguerrido, Terra de um povo acolhedor!
Uma correção Gilberto. No segundo parágrafo, onde está escrito, 11 de dezembro de 1976, leia-se 1876.
ResponderExcluir