AUTORES

domingo, 30 de junho de 2024

A FÚRIA DOS VERSOS NA LENTE DOS SÓBRIOS - Livro de Hélio Alexandre

     Um Pouco do Livro A FÚRIA DOS VERSOS NA LENTE DOS SÓBRIOS


Obra ilustrada pelo autor

Esta obra é, em sua essência, um testemunho da devoção que Hélio Alexandre nutre pela literatura de cordel e, acima de tudo, um mergulho nas raízes mais profundas e autênticas da região Nordeste do Brasil. Em cada estrofe, em cada verso, somos conduzidos a um mundo em que a fronteira entre o real e o fantástico se esbate, e onde as tradições nordestinas se entrelaçam com a modernidade de forma harmoniosa. O autor nos convida, com sua escrita cativante, a revisitar as raízes da árvore secular da cultura nordestina em uma jornada que nos leva para além das fronteiras do tempo, onde a tradição popular nordestina transcende gerações e se encontra com a modernidade e suas vicissitudes. Com A Fúria dos Versos Na Lente Dos Sóbrios, Hélio Alexandre nos induz a celebrar e a preservar as riquezas da cultura nordestina, ao passo que também nos desafia a refletir sobre a forma como essa  tradição literária se renova a cada dia, adaptando-se aos tempos modernos. 

Herbete Felipe Silveira e Souza (advogado e irmão)


A FÚRIA DOS VERSOS 

NA LENTE DOS SÓBRIOS

1.     

Os anos carregam,

na valsa do tempo,

os sonhos perdidos

da marcha das eras…

Também se despedem

o aroma e as cores

expostos nas flores

com as primaveras.

E a chama das horas

queimando as auroras

e o encanto do brilho 

das nossas quimeras.

 

2.

Um tanto inquieto

com meus pensamentos,

gastando o sossego

de um dia normal,

fui alvo da morte,

levado num sonho,

perdendo o meu norte

num golpe fatal…

Sem nem ter morrido,

eu fui conduzido

às cenas do meu

Juízo Final.

 

(Continua...)

 





HÉLIO ALEXANDRE SILVEIRA E SOUZA nasceu em 04 de junho de 1980. É filho do Poeta Hélio Pedro Souza e de Almira Francisca Silveira e Souza. Viveu sua infância no semiárido seridoense, onde aprendeu a amar e valorizar a cultura, as belezas e tradições de sua terra. Incentivado pelas produções poéticas de seu pai, encontrou, desde cedo, na poesia, na música e nas artes gráficas, o melhor caminho para expressar algumas de suas reflexões e inquietudes. Graduou-se em Direito na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Ingressou na advocacia em 2011 e atualmente exerce a função de servidor público na Justiça Eleitoral. É membro do Clube dos Trovadores do Seridó, da Academia de Trovas do Rio Grande do Norte e Academia Norte Riograndense de Literatura de Cordel. 

Contatos:helio2helio@yahoo.com.br;@no_vai_e_vem_dos_versos; 

https://www.instagram.com/no_vai_e_vem_dos_versos/ ;

WhatsApp: 84 99704-7321 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”