terça-feira, 29 de abril de 2025

0S VERSOS DE LINDONETE E AS PEDRAS PRECIOSAS - Almadina Castilho



Querida poetisa Lindonete Araújo, li os seus versos encantadores no livro Letras Luminosas e me emocionei, então pus-me a pensar nas duas dimensões da vida. A emocional, forte, profunda, intensa, mas interna. A racional, que valoriza o que se pode pegar, avaliar, negociar. Qual dimensão é mais importante? Então pensei em comparar seus versos com pedras preciosas da natureza, belas e frias, mas, por ela, os homens se matam. Ao meu ver, elas não valem mais do que os seus versos, nascidos do seu coração. Desculpe-me, mas veja as comparações que fiz.

1- “Desce com teu encanto na quinta dimensão de tua alma em ação”... Verdadeira pérola se formando no interior da ostra.

2- “Tu molhas a intrepidez ardente, insistente pelo suspiro da vida no sentir o presente, esse bálsamo de alegria vívida”... Um belo topázio.

3- “Quem me dera fazer um coro com voz lírica e alegre, poetizar sob o entorno da acesa vela breve”... Pensei em um rubi de vermelho forte.

4- “Pincelo a utopia com cores; nas folhas em branco, defronto o vulto dos amores sábios, não mais insanos”... Um diamante laranja.

5- “Flutua-se brilho uniforme nas cortinas do mundo, desviando a nostalgia disforme e o ruído opaco do moribundo”... Um opala arco-íris.

6- “Esmerados sentimentos, mestres sóbrios e enluarados, dispensam tormentos, seguem finos e rebuscados”... Uma perfeita esmeralda.

7- “Fiações entrelaçadas em leis cósmicas, viáveis e sensatas, jamais mórbidas, entram com permissão, somam uma provável exatidão”... Pois bem, uma água-marinha.

8- “A alegria sentida na porta da alma trajada, se desalma por voo e liberdade no berço da sensibilidade”... Uma safira azul.

9- “O corpo, um invólucro numa explosão divina, sai dos eventos passados, brilhando, se desatina com sonhos renovados”... Uma ametista.

10- “Quer sorrir com o sol, despedir-se, aquecer, florir ao derredor”... Um quartzo verde.

11- “Sim, sou fonte de luz, fogo e brasa acesa, impetuosidade que reluz a elegante alma, com beleza”... A pedra alexandrita.

12- “Relaxe todo o corpo, pise na grama verde, abra os braços, fique solto, inspire o ar, se enverede”... A tanzanita.

13- “O sentimento é sensacional, reúne a força etérea do amor no olhar manso e abismal”... Uma granada.

14- “Seja a plena companhia no transcender de cada noite, seja a eterna poesia na harmonia e no açoite”... Lápis-lazúli.

15- “Quão certo é o adereço que enfeita o universo! Até mesmo no avesso tem apresentado o imerso”... Um peridoto.

16- “Todo encontro divino é um tesouro escondido, que chega tinindo, semelhante à pancada de um sino”... Um brilhante esculpido de um diamante, jade ou de outras pedras abundantes na natureza.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”