domingo, 8 de setembro de 2019

ALTOS E BAIXOS DO DESFILE CÍVICO DE 2019



ALTOS E BAIXOS DO DESFILE CÍVICO DE 2019

A cultura nordestina, potiguar e municipal esteve em alta nos desfiles de 07 de setembro de 2019. A representação foi bem ampla, como mostra o cronograma abaixo, referente à cidade Santa Cruz-RN:


Escolas públicas e particulares deram o melhor de si para fazer jus aos temas. Praticamente nada de nossas riquíssimas tradições ficou de fora!

A cultura local teve boa representatividade no desfile. O cordelista e cronista prof. João Maria de Medeiros foi escolhido pela assessoria do poder municipal para representar os seus pares ocupando  lugar de honra ao lado de outras autoridades durante todas as apresentações. Parabéns  pela escolha apropriada.

A Escola Estadual Rita Nelly Furtado desenvolveu o tema "Os poetas de nossa terra: Revisitando a poesia de Santa Cruz". Quinze nomes foram escolhidos (alguns in memorian) para representar o todo dos artistas santacruzenses. Alguns importantes nomes, infelizmente, ficaram de fora, mas isso seria inevitável, uma vez que não dava para colocar os nomes de todos os artistas no formato proposto.
Adriano Bezerra, Hélio Crisanto, Gilberto Cardoso, Edgar Santos e Débora Raquiel participaram do desfile. Outros convidados não puderam comparecer.

Agradecemos à instituição e ao poder municipal pela feliz escolha do tema geral para este ano.


"Não há dinheiro que pague esse reconhecimento. Fui um dos poetas homenageados pela escola Rita Nely Furtado no desfile cívico de Santa Cruz/RN. Minha eterna gratidão a todos os responsáveis."  - Adriano Bezerra


"Alguns poetas que receberam homenagens ontem, já estão com Deus, mas daqui a gente celebra em nome dos grandes vates do Trairi. A poesia vive em nós!
Nossa gratidão aos profissionais que projetaram com êxito o desfile cívico da escola- Rita Nely Furtado.
 - Débora Raquiel Lopes





Representação do imortal Patativa do Assaré declamando versos.


Críticas ao evento

O desfile a cada ano parece superar-se, mas, infelizmente, alto é o preço a se pagar. Nem falo de dinheiro, mas da dinâmica do evento, precedida por dias de ensaios exaustivos.
 Difícil encontrar alguém satisfeito. Não é fácil para quem assiste, muito menos para quem dele participa. Creio que até mesmo para o prefeito, a primeira dama e demais autoridades não seja fácil ficar das 3 da tarde às onze da noite o tempo inteiro praticamente em pé, prestigiando uma apresentação  após a outra, por mais belas que sejam. 

Muitos da plateia estão ali exclusivamente para dar assistência a algum familiar que desfila  e reclamam da demora. Outros apreciam o evento como um todo, mas o consideram fatigante. Nem se fala no sofrimento dos que tornam o desfile possível -  alunos, professores e demais funcionários de cada escola.

Imagino que seja  do interesse do poder local dar condições mais favoráveis à comemoração da data. Sugiro o seguinte:
O evento do próximo ano poderia ser segmentado em dois turnos: matutino e vespertino. Pela manhã, por exemplo, poderiam desfilar as escolas municipais, as da Zona Rural ou restringir-se às apresentações dos pequeninos. À tarde, os demais segmentos. Na hora mais quente, dava-se uma pausa para o almoço e às 3 h se retornaria para a conclusão. Decerto há seus inconvenientes nessa proposta, mas significaria um avanço. 

Finalizo, agradecendo ao CEDAP por incluir no  desfile um cordel de minha autoria sobre O Auto da Compadecida; ao Centro Municipal de Ensino Rural Tequinha Farias pelo honroso convite para representar Patativa do Assaré e à Escola Rita Nelly Furtado pela inclusão de meu nome no rol de artistas homenageados.

A APOESC agradece por tudo!

Gilberto Cardoso Dos Santos


3 comentários:

  1. Gostei da sugestão, seria interessante que a comissão analisasse a ideia. Realmente é muito cansativo, saí exausta do desfile após a conclusão do desfile do CEDAP, as crianças muito cansadas, não compreendo porque escolas com alunos maiores desfilaram antes de outras que tinham crianças pequenas como é o caso do CEDAP que tem crianças de seis anos e veio passar na passarela às nove horas da noite.

    ResponderExcluir
  2. Gilberto Cardoso Dos Santos vi sua apresentação, achei massa e merecida a homenagem. O desfile se tornou muto cansativo e extravagante, no meu tempo tinha uma beleza ímpar e organização, fui aluna do colégio do padre minha vida toda escolar, hj o desfile deixou de ser para pátria, (que acho que ñ temos o que comemorar)passou a ser temático e muito cansativo.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”