sábado, 25 de abril de 2015

LIÇÃO PRA MUDAR O MUNDO - José Acaci






LIÇÃO PRA MUDAR O MUNDO
(José Acaci)

Nos tempos da mocidade
Com a mente fervilhando,
Eu só viva pensando
Sobre esta desigualdade.
A dura realidade
Que a gente no mundo avista.
Organizei uma lista,
E com um desejo profundo,
Fui tentar mudar o mundo
Com meu plano de conquista.

Passei um tempo lutando
Mas fiquei desanimado
Vi um país destroçado.
Vi o planeta esquentando
Vi guerra e fome matando
Aquele povo infeliz.
Sem conseguir o que quis
Eu decidi num segundo:
Vou deixar d elado o mundo,
E vou mudar meu país.

Mas vi que a situação
Por aqui estava crítica
Quando notei na política
Um mar de corrupção.
E notando a amplidão
Do nosso país amado,
Eu fiquei desanimado
Sem conseguir o que quis
Deixei de lado o país
Para mudar meu estado.

Fiquei decepcionado
Com a sujeira que havia,
Vi a mão da oligarquia
Comandando o meu estado.
Vi governo e  deputado
Manipulando a verdade
E negando a realidade.
E vendo as coisas que vi,
Pensei e me decidi:
Vou mudar minha cidade.

Consciente dos dilemas
Fui falar com os cidadãos
Para juntos dar as mãos
Pra resolver os problemas.
Antes de mostrar os temas,
Um me pediu dez reais,
Um outro, um bujão de gás,
E outro me disse: “Doutor,
Se quer ser vereador,
Vai ter que gastar bem mais!”

Deixei de lado o projeto
De mudar minha cidade,
Mas senti necessidade
De fazer algo concreto.
Com meu coração repleto
E a cabeça na lua,
Tentei mudar minha rua.
Fiz uma reunião
Mas só deu foi discussão.
No fim, cada um na sua.

Depois dessa experiência
Eu vi que o mundo tem jeito.
Não depende do prefeito,
Do padre ou da presidência.
Só de sua consciência
E da força da sua mente.
E digo neste repente:
Meu amigo, não se iluda,
Porque o mundo só muda
Se a gente mudar a gente.

Se você quiser mudar
O mundo que lhe rodeia,
Não precisa cara feira
E nem precisa arengar.
Basta você aceitar
Que você não é perfeito.
E que só existe um jeito,
É simples, mas é profundo:
Só tem mudança no mundo
Quando se muda o sujeito.”


Ouça o próprio autor declamando:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”