tag:blogger.com,1999:blog-1612364057091464372.post2364955460435155623..comments2024-03-14T03:22:36.004-07:00Comments on BLOG DA APOESC: APROVAÇÃO E REPROVAÇÃO EM DEBATEUnknownnoreply@blogger.comBlogger12125tag:blogger.com,1999:blog-1612364057091464372.post-22021488248274826552012-08-17T06:26:07.608-07:002012-08-17T06:26:07.608-07:00Obrigado por sua participação, amigo(a). Percebo q...Obrigado por sua participação, amigo(a). Percebo que vc pode muito contribuir para que dessa discussão nasça a luz. Abraços.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/14305872752571590714noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1612364057091464372.post-2663408395722806812012-08-17T06:20:55.225-07:002012-08-17T06:20:55.225-07:00Muito interessante esse debate,feito agora em um t...Muito interessante esse debate,feito agora em um tempo que a educação grita por mudanças. Seu modelo atual já está decadente, já não há motivação para os que aprendem.<br />Sente-se falta de uma disciplina,de limites e principalmente da utilidade prática do que se aprende, parece não haver envolvimento muito sólido nas relações dos educadores com os que aprendem,salvo poucos professores que percebem e buscam o novo e a transformação.<br />Esse é um tema muito sério ,é preciso repensar sobre o processo educacional atual,tudo parece muito mecânico ou seja apenas para o cumprimento de uma etapa social , governamental. Quando a escola é particular,em alguma delas são muito comerciais,empresas, há várias instituições educacionais nas mãos de pessoas que não são da área e que pouco se importam, tornam essa atividade apenas em um meio de ganhos comerciais, e a educação mesmo , o aprendizado é repassado apenas com propósitos de promoção tendo como medida o vestibular ,e a mídia vende essa realidade como sucesso máximo de plano de vida , sei lá eu entendo o termo educação como algo muito mais abrangente, formador do SER...<br />um abraço e parabéns pelo debate.ecoetrixhttps://www.blogger.com/profile/13005375745051051302noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1612364057091464372.post-52238777555876856312011-12-28T18:53:48.411-08:002011-12-28T18:53:48.411-08:00Que belo debate! Na verdade as dificuldades são fr...Que belo debate! Na verdade as dificuldades são fruto de um processo acumulativo, de lacunas desde a mais tenra idade. Precisamos trabalhar bem desde a Educação Infantil.<br /><br />Compartilho links de matéria que colaborei http://www.diariodenatal.com.br/2011/12/20/cidades8_0.php e em http://www.diariodenatal.com.br/2011/12/20/cidades8_1.phpCláudia Santa Rosahttps://www.blogger.com/profile/02051800824737077915noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1612364057091464372.post-30257204608560303232011-12-24T07:17:09.245-08:002011-12-24T07:17:09.245-08:00Volto para falar de uma coisa que já foi falada aq...Volto para falar de uma coisa que já foi falada aqui por alguns, se não me engano; A questão dos valores. Infelizmente,na sociedade atual, chegamos ao ponto de que os valores estão invertidos.Ser estudioso, honesto,ético,trabalhador e outras boas qualidades, perde feio para ser esperto, corrupto,levar vantagem em tudo.<br />Perguntem a seus alunos, façam uma pesquisa indagando deles a quem preferia seguir como exemplo, como modelo de pessoa:<br /><br />1-Uma pessoa digna, decente, honesta, porém pobre de riquezas materiais;<br />2-Um jogador famoso,semi-analfabeto, um político corrupto, um rico desonesto.<br /><br />Não tenho a menor dúvida de que a grande vencedora seria a segunda opção.<br /><br />Dou este exemplo, para dizer que, se a educação não é valorizada como deve,o estudo, a dedicação, muitos alunos não se preocupam em se dedicar, mas também levar vantagem em tudo, ou seja, seguem o caminho da maioria.João Mariahttps://www.blogger.com/profile/08156022997032135794noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1612364057091464372.post-12216168146246195052011-12-23T16:11:56.516-08:002011-12-23T16:11:56.516-08:00Amigo Gilberto
Como seria bom se tivéssemos uma so...Amigo Gilberto<br />Como seria bom se tivéssemos uma solução eficaz para a questão da aprendizagem.<br />Como resgatar o respeito que um professor merece se muitos trabalham em várias escolas para garantir uma remuneração, minimamente, sustentável?<br />Como identificar o aluno com deficiências estruturais daqueles que apenas não sabem acentuação?<br />Como saber concordância verbal, número, gênero se não estudarmos conjugação, sujeito, predicado, tempos verbais, etc.?<br />Como educar um povo se os governantes não priorizam a educação?<br />Para que estudar se alguns personagens ganham milhões sem concluir o segundo grau, no alvorecer dos seus 20 e poucos anos de idade?<br />Porque as meninas desejam ser modelos, dançarinas ou atrizes e os meninos querem ser jogadores de futebol? Façam essa pergunta a seus alunos.<br />Um garoto desejava saber como deveria proceder para se formar em medicina e, ao ouvir o trajeto disse enfático: "pode parar porque já estou cansado". E olhem que eu ainda estava falando no vestibular....Imaginem se ele ouvisse que teria que cursar seis anos, fazer residência, etc... etc...?<br />Não quero, com isso, dizer que não devamos discutir essas questões de aprender, ensinar e educar, mas que temos o dever de continuar lutando pela valorização da educação, dos professores, das condições de trabalho, das avaliações, inclusive de quem avalia.<br /><br />Saudações sertanejas<br /><br />Julio Cesar Ischiara<br />Quixadá/CeJulio Cesarhttps://www.blogger.com/profile/10950386151238944203noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1612364057091464372.post-45428565670263777362011-12-22T05:38:04.065-08:002011-12-22T05:38:04.065-08:00Caros amigos,
Endosso os diversos argumentos apre...Caros amigos,<br /><br />Endosso os diversos argumentos apresentados acima: as dificuldades sistêmicas, as falhas dos líderes governamentais, a cultura antilivro que se espraia por este grande e “pobre” país, o desinteresse das famílias, ... Portanto fico meio mudo quanto a uma proposta eficiente. No caso específico relatado por Gilberto, acho necessário lançar mão do sistema de dependência em que o aluno avança para o próximo nível, mas “paga” as aulas da(s) disciplina(s) na(a) qual(is) não conseguiu ser aprovado.Teixeirinha Alveshttps://www.blogger.com/profile/08737663233368049454noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1612364057091464372.post-81033864476806647692011-12-22T04:29:32.886-08:002011-12-22T04:29:32.886-08:00Professor Gilberto, acredito que a correção gramat...Professor Gilberto, acredito que a correção gramatical é sem dúvida um elemento importante do texto escrito, mas precisamos tomar cuidado para não a valorizar excessivamente. para tanto, é aconselhável que nós, professores, criemos uma espécie de hierarquia gramatical. Explicando melhor, devemos procurar determinar quais são as inadequações que REALMENTE COMPROMETEM a compreensão do texto, por um lado, e, por outro, que evidenciam a pouca familiaridade do aluno com as estruturas próprias do texto escrito.<br />Poderíamos pensar, só p lembrarmos alguns desses problemas, nos seguintes aspectos: utilização dos tempos e modos verbais (com o cuidado de diferenciar o aluno que tem apenas um problema de acentuação gráfica, ao confundir, por exemplo, FALARA e FALARÁ, por usar o acento de forma equivocada, daquele que realmente optou por uma flexão de tempo inadequada); concordâncias verbal e nominal; escolha lexical (por exemplo, a substituição sistemática de TER por POSSUIR, ou PORQUE por POIS, como se houvesse palavras "melhores" e "piores"...); interferência excessiva de estruturas da linguagem oral no texto escrito (portociguro, cuantas veses, 1000-miu, ...).<br />Avaliar o uso da modalidade escrita da língua não deve significar, apenas, uma mera contagem de "erros". Infelizmente, estamos tão acostumados a corrigir "erros", que abandonamos por completo a observação dos acertos. Cabe a nós, professores, identificar tanto os erros quanto os acertos e ponderá-los ao fazer nossa avaliação.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1612364057091464372.post-72134340618295017822011-12-21T19:18:31.785-08:002011-12-21T19:18:31.785-08:00Sou (como todos os colegas devem ser) um leitor fa...Sou (como todos os colegas devem ser) um leitor faminto das edicções da revista nova escola, que uma edição espetacular certa vez publicou uma relação de grande pensadores da Educação.Homens e mulheres que se debruçaram sobre a formação de pessoas numa sociedade capitalista e onde os padrões morais se vão aquém da chamada humanidade! Entres estes pensadores, aproximando da questão levantada pelo professor Gilberto-reprovar: eis a questão! destacaria o Francês Michel Foucalt, que em sua filosofia da educação(embora energica em sua essencia)elaborou parametros a respeito das incubencias punitivas que a sociedade merece elaborar, inclusive a escola. Ele avaliaria a reprovação como uma 'poda" a remoção de uma erva-daninha no florescimento intelectual do aluno. Concordo com ele e entendo que o aluno do fundamental, que tem a experiencia da reprovação estará apto a se refazer no ano seguinte valorizando os minimos detalhes da matéria que esteve em dificuldade e das demais. AS lições básicas da escola enquanto diretrizes de sala de aula como cumprimento de prazos, frequencia, acompanhamento das atividades, interesse, participação etc farão sempre a diferença para a avaliação. Um aluno que passou o ano inteiro interagindo, cumprindo prazos e que eventualmente por um fator em especial não conseguiu se dar bem nas avaliações merecerá um apoio do professor, mas isso também não lhe dará direito de conceder notas, pelo contrário...ele dará novas oportunidades para que o aluno demonstre seus avanços executando atividades em que se saia melhor, como uma ~produção textual.É preciso reprovar sim, não como carrascos, mas como alguem que prepara alguem para a vida, a vida em sociedade, ensinar como a vida não é tão fácil, afinal quando esse aluno chegar no mundo do trabalho ele sentirá a mão de ferro das instituições finaceiras capitalistas e que querem apenas resultados produtivos e semi-perfeitos. O professor Nelson, descreve a reprovação como algo desistimulante, mas será para aquele que não tem senso critico de si mesmo, ou os que forem injustiçados.O aluno que sabe que não mereceu a aprovação irá apenas acatar a situação e buscar a recuperação.Sou averso a dependencia, pois ela é viciante! é um purgatório sem eficiencia comprovada. Falando ainda em Foucault, lembro que ele foi genial em suas inferencias ele revolucionou a maneira como pensamos a psicologia da aprendizagem. Para ele, ela surge no momento em que a escola sente a necessidade de fragmentar o desenvolvimento humano ,para melhor controlá-lo. Ou seja, se não esta necessariamente eficiente em uma determidada disciplina precisa a todo custo uma força tarefa para que seja consertado. No tocante a observação do Amigo professor Maciel digo que a educação tradicional nos moldes do século XIX tem muito valor sim! aliás, as maiores produções intelectuais no que diz respeito aos temas da coerção sociel estiveram galgadas entre os contemporâneos da época Karl Marx e Emile Durkheim (outro francês arretado) o marxismo é a escola de pensamento que direceiona o mundo capitalista. As revoluções baseiam-se nestes parametros, Durkheim versou sobre a sociologia da educação, quando o aluno precisa estimular um ser social que está imbuido em sua individualidade que no seu olhar é dúbia.O ser social precisa da escola para adquirir fundamentação intelectual que o prepare para a vida. Não querendo estender minha fala, gostaria de citar a genial Hannah Arendt Para a cientista política, os adultos devem assumir a responsabilidade de conduzir as crianças por caminhos que elas desconhecem.A função da escola é ensinar às crianças como o mundo é, e não instruí-las na arte de viver", escreve Arendt. Sua argumentação era favor da autoridade na sala de aula e sua visão educativa é assumidamente conservadora.Aprendo com isso que é preciso mostrar para o aluno que existem procesos, e a cada estágio é preciso a mesma dedicação interesse e sobretudo desejo de aprender, seja com erros, punidos quando necessário.O aluno deve ser apresentado ao mundo e estimulado a mudá-lo.André Soareshttps://www.blogger.com/profile/16245518514538848698noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1612364057091464372.post-14447237994379266092011-12-21T18:16:59.070-08:002011-12-21T18:16:59.070-08:00CAROS PROFESSORES,
Entro neste debate, primeiro, d...CAROS PROFESSORES,<br />Entro neste debate, primeiro, dizendo que compartilho com Gilberto das mesmas sensações de sucessos e dificuldades, pois sou seu colega de trabalho, na mesma escola e também de disciplina.<br />Quero dizer que quanto essas enxurradas de erros, seria até normal se fossem cometidos nas séries iniciais. Aí o aluno, segundo Marcuchi está em fase de apropriação da linguagem escrita, e se valendo da fala, que surgiu primeiro, escreve penti, ponti, ou seja faz a chamada transcrição fonética.Isso é muito válido No entanto, com o transcorrer da vida escolar, o próprio aluno vai percebendo, nesse processo que a escrita é diferente da fala e passa escrever pente, ponte. Acabam invertendo essa lógica com estudos mais avançados, como na faculdade. Ou seja, vão buscar na escrita a construção da fala. Infelizmente muitos professores desentendidos, reprovam e reprovam e reprovam estes aprendizes que estão num processo de crescimento. <br />Mas como continuam ocorrendo nas séries finais algo está errado e algo tem que ser feito.Uma das possíveis causas é o distanciamento da leituras, dos livros. Um aluno que lê bastante dificilmente irá cometer esses deslizes apontados pelo colega Gilberto e que eu tenho constatado também nas séries finais do ensino fundamental.<br />Por enquanto é o que tenho a comentar.Logo voltarei...João Mariahttps://www.blogger.com/profile/08156022997032135794noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1612364057091464372.post-88983546454072664892011-12-21T18:16:04.790-08:002011-12-21T18:16:04.790-08:00CAROS PROFESSORES,
Entro neste debate, primeiro, d...CAROS PROFESSORES,<br />Entro neste debate, primeiro, dizendo que compartilho com Gilberto das mesmas sensações de sucessos e dificuldades, pois sou seu colega de trabalho, na mesma escola e também de disciplina.<br />Quero dizer que quanto essas enxurradas de erros, seria até normal se fossem cometidos nas séries iniciais. Aí o aluno, segundo Marcuchi está em fase de apropriação da linguagem escrita, e se valendo da fala, que surgiu primeiro, escreve penti, ponti, ou seja faz a chamada transcrição fonética.Isso é muito válido No entanto, com o transcorrer da vida escolar, o próprio aluno vai percebendo, nesse processo que a escrita é diferente da fala e passa escrever pente, ponte. Acabam invertendo essa lógica com estudos mais avançados, como na faculdade. Ou seja, vão buscar na escrita a construção da fala. Infelizmente muitos professores desentendidos, reprovam e reprovam e reprovam estes aprendizes que estão num processo de crescimento. <br />Mas como continuam ocorrendo nas séries finais algo está errado e algo tem que ser feito.Uma das possíveis causas é o distanciamento da leituras, dos livros. Um aluno que lê bastante dificilmente irá cometer esses deslizes apontados pelo colega Gilberto e que eu tenho constatado também nas séries finais do ensino fundamental.<br />Por enquanto é o que tenho a comentar.Logo voltarei...João Mariahttps://www.blogger.com/profile/08156022997032135794noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1612364057091464372.post-9265029898717024932011-12-21T16:02:56.617-08:002011-12-21T16:02:56.617-08:00A grande verdade é que as metodologias atuais estã...A grande verdade é que as metodologias atuais estão todas atrasadas, não evoluíram com o passar do tempo. O tempo de hoje é outro, digo isso todo dia a mamãe, que se espanta diariamente com o comportamento das crianças e adolescentes. Quando professor, fui cantor, poeta, dramaturgo, roteirista, até palhaço, só não fiquei nu pra chamar a atenção da galera, e tudo que conseguia após as aulas era uma tremenda sensação de que eu era inútil, aliás todos nós, e ficava a depressão, a vontade de brigar, a vontade de chorar, maldizendo e tendo vontade de fugir daquilo que tanto amava, a educação. É claro que sempre há aqueles que, mesmo achando a aula uma droga, se interessam, aprendem e cruzam a linha de chegada do sucesso, e esses são como aquelas bombinhas de oxigênio de asmáticos, um alívio para as muitas desilusões do educador. Não sei e não tenho a fórmula do sucesso, mas, se você prestar um pouquinho de atenção, observem que as pessoas mais competentes deste país em educação não estão nos cargos mais importantes com poder de decisão, e isso faz a diferença sim. Preocupo-me com o futuro deste país.Nailson Costanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1612364057091464372.post-4328655416136679772011-12-21T10:20:52.755-08:002011-12-21T10:20:52.755-08:00A verdade é que as crianças e os jovens de hoje nã...A verdade é que as crianças e os jovens de hoje não tem perspectiva de futuro, limitam-se a achar do espaço de sala de aula apenas uma obrigação diária, que acabar com o bater de um sinal. Mesmo nós, educadores, estejamos tentando mostrar o contrário, temos muitas armas contra nós, pois quem é que vai querer se prender a ler um livo, se pode estar na internet curtindo jogos e mais jogos, entre outras coisas?<br />Ao meu ver, trata-se de um problema ainda mais grave, quando percebemos as muitas famílias que jogam apenas para a escola e os professores a função de educar seus filhos, esquecendo assim de sua parcela nesse processo, já que em maior parte do tempo os filhos se encontram em casa.<br />Para mim, alunos que não tem certa bagagem de conhecimento não devem ser aprovados, pois as consequências não aparecerão no momento, mas serão unicamente por este aluno em um futuro não muito distante. <br />A reprovação traz consigo muitos problemas, inclusive o risco do desestimulo, mas ainda assim creio que seja melhor reprovar e esperar que este aluno reconheça suas falhas, do que aprová-lo e ser conivente com erros que só terão consequências cada vez maiores em seus futuros. Acho que erros do presente, mesmo que venham de um passado, devem ser corrigidos no presente, e para isso, é preciso que pais, escola (direção e professores) se unam com esses alunos para tentar encontrar a melhor solução.Aprendizhttps://www.blogger.com/profile/14760310615249524889noreply@blogger.com