sábado, 18 de dezembro de 2021

BIOGRAFIA DE WILMA (por Jonas Carvalho)

Exposição artística de alguns personagens que registram a história de Santa Cruz, entre eles a minha irmã Wilma. Parabéns a Wilard Monteiro.


BIOGRAFIA DE WILMA (por Jonas Carvalho)

WILMA CARVALHO E SILVA, nascida na cidade de Santa Cruz-RN, no bairro Paraíso, aos dezessete dias do mês de março do ano de 1963, filha de pais agricultores, casada com José Alves da Silva (Zezinho de Aldo), com quem teve quatro filhas.

VILMA, como era conhecida, apaixonou-se logo cedo pelo mundo artístico, na sua pré-adolescência, aos treze anos, despertou seu prazer irreversível pela arte cultural popular; uma paixão que mais a frente a induziria a desenvolver um talento nato, intrínseco, em prol da cultura da sua comunidade. Ainda na adolescência, participou de inúmeras apresentações teatrais de dramas e comédias de circo; quando na vida adulta, empregou o seu talento e habilidades a danças folclóricas (quadrilhas juninas), sendo consagrada como melhor puxadora de quadrilhas matutas em vários anos consecutivos de festivais em Santa Cruz, levando o nome da cultura popular de Santa Cruz, às diversas cidades do Rio Grande do Norte, inclusive, na capital do Estado, participando do Festival de Quadrilhas promovido pela TV CABUGI. VILMA sempre foi uma entusiasta da cultura popular, transformou blocos carnavalescos da cidade em escolas de samba, destacando-se como organizadora, figurinista e passista da Escola de Samba "Unidos da Ponte" campeã por três vezes. Ingressou na profissão de Agente Comunitário de Saúde do município, e, por dez anos, continuava a delegar seu dom artístico, dessa vez, voltado para sua profissão, criou várias peças teatrais para campanhas em prol do Aleitamento Materno, na Maternidade Ana Bezerra, onde através da sua arte e criatividade instigava às mães a ofertar aos seus filhos o leite materno nos seis primeiros meses.
Ao se converter ao cristianismo, numa comunidade evangélica, continuou por muitos anos a ministrar seus talentos e habilidades, criando peças de jograis, apresentações relacionadas à cultura gospel.
Por fim, VILMA dedicou sua vida e seus talentos à cultura popular, à arte apresentada de maneira simples, descontraída, que a todos alegrava, seu jeito animado e extrovertido de ser, ficará sempre na memória de todos que a conheceram, seu legado está inscrito na história da cultura popular de Santa Cruz.

Um comentário:

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”